Ciência e Tecnologia - Campus Angicos

Atenção! Orientações 2021.2 aos discentes

Coordenação do Curso, Estudante 28 de janeiro de 2022. Visualizações: 1017. Última modificação: 08/02/2022 12:42:12

QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO, MATRÍCULA COMPULSÓRIA E APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

SEMESTRE 2021.2

QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO

2021.1

“Um conteúdo ou atividade curricular é pré-requisito de outro quando o conteúdo ou as atividades do primeiro são indispensáveis para o processo de aprendizagem do conteúdo ou para a elaboração das atividades do segundo.” Por exemplo, para estudantes do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia é preciso que os estudantes tenham concluído a atividade “Projeto de TCC” para fazer sua matrícula em “TCC”. Contudo, existem casos excepcionais que permintem a quebra de pré-requisito. PRAZO LIMITE:

04/03/2022

A PROGRAD recomenda a observação dos seguintes critérios pelos Colegiados de Cursos:

a) A necessidade da quebra do pré-requisito para que o(a) discente adquira o status formando no semestre em que faz a solicitação;

b) Questões relativas a conhecimentos prévios que deveriam ser adquiridos na disciplina pré-requisito;

c) Carga horária total pretendida pelo(a) discente para conclusão do curso no referido semestre;

e) Desempenho acadêmico e histórico escolar do(a) discente;

f) Compatibilidade de horários e existência de vaga nos componentes curriculares requeridos.

PROCEDIMENTO:

1. Baixar o arquivo “Requerimento Padrão” disponível neste link;

(clique para obter um modelo)

2. Preencher o Requerimento padrão e anexar o histório escolar;

3. Enviar um e-mail, contendo a solicitação em um único arquivo PDF, para a secretaria do curso (secretariadiscentes.angicos@ufersa.edu.br) com assunto: “Solicitação de quebra de Pré-Requisito

_________________________________________________________________________________________________

APROVEITAMENTO

DISCIPLINAS

2021.2

Será facultado ao aluno de graduação requerer o aproveitamento de disciplinas cursadas antes do último ingresso no curso da UFERSA, realizadas em outra Instituição de Ensino Superior – IES em nível de graduação. Estes aproveitamentos de disciplina se dão nos moldes da RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N° 004/2014.

Os aproveitamentos de disciplinas estão sendo protocolados via sistema acadêmico SIGAA. Segue link para o Manual de Aproveitamento:

Manual de Aproveitamento de Disciplina

14/02/2022 a 18/02/2022: solicitação de aproveitamento de componentes nos quais se encontra matriculado no período 2021.1;

21/02 a 02/06/2022: para o semestre seguinte

MATRÍCULA COMPULSÓRIA

2021.2

Para o discente que precisa de algum componente curricular para se formar nesse período e que a matrícula foi indeferida é possível entrar com processo de matrícula compulsória.

16/02/2022 a 23/02/2022:

Prazo para envio de solicitação

PROCEDIMENTO

Para solicitação de matrícula compulsória, turma especial e matrícula fora do prazo, o interessado deverá

1. Baixar o arquivo “Requerimento Padrão” disponível neste link;

2. Preencher o Requerimento padrão e anexar o histórico escolar em um único arquivo PDF;

3. Enviar um e-mail, contendo a solicitação em um único arquivo PDF, para a secretaria do curso (secretariadiscentes.angicos@ufersa.edu.br)  com assunto: “Solicitação de matrícula compulsória