Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Ciência e Tecnologia - Campus Angicos

INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Integral e Noturno)

O curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (C&T) da UFERSA (criado pela DECISÃO CONSUNI/UFERSA nº 049/2008, de 03 de julho de 2008) visa à formação de Bacharéis com conhecimento em sistemas gerais em ciência e tecnologia.

Campo de Atuação 

O campo de atuação do Bacharel egresso é bastante amplo, estando apto a atuar em diversas empresas, como: empresas de serviços, empresas de consultoria, assessoria e fiscalização onde um profissional com bons conhecimentos matemáticos e científicos é desejável; autarquias, associações e governos federal, estadual e municipal em cargos onde o nível superior é necessário, indústrias na parte de gestão e supervisão. Além disso, o egresso do curso está apto a seguir os estudos no âmbito acadêmico, caso opte por um curso de segundo ciclo ou siga para um curso de pós-graduação.

Formação por ciclos

Atualmente, nossa instituição propicia a oportunidade de continuação dos estudos em segundo ciclo, voltados especificamente para cursos de engenharia. O primeiro ciclo será o Bacharelado em Ciência e Tecnologia seguida do segundo ciclo que será o curso de Engenharia numa nova formatação. Propondo uma formação mais geral e com forte base científica, a UFERSA oferece seu bacharelado em C&T com uma duração de três anos (integral) e três anos e meio (noturno).

Neste modelo proposto, o primeiro ano será formado por disciplinas básicas de cunho científico comum a todas as engenharias agregadas. Neste ano, nossos alunos estudarão, entre outras disciplinas, matemática, física, química, informática, expressão gráfica e humanidades. O segundo ano, além das disciplinas citadas para o ano anterior, terá reforçada a área humanística e disciplinas aplicadas às engenharias, como Projetos Auxiliados por Computador, por exemplo. E, por fim, no último ano, concluídas as matemáticas, físicas e químicas serão apresentadas com mais ênfase as disciplinas humanísticas e o estudante poderá escolher entre diversas disciplinas optativas, aquelas direcionadas para a área de formação desejada, além de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, obrigatório.

O conceito do curso

No campus de Angicos, para melhor atender a comunidade acadêmica, o curso é ofertado em horário Integral e Noturno, e, segundo dados do MEC, possui conceito 4 (de 5).

Dados gerais do curso:

Portaria de Reconhecimento turno integral

e-mail: cetintegral.angicos@ufersa.edu.br

Portaria de Reconhecimento turno noturno

e-mail: cetintegral.angicos@ufersa.edu.br

Conceito do Curso

 

Projeto Pedagógico

Manual do Aluno

Fluxograma do IC&T Integral

Fluxograma do IC&T Noturno

 

 

23 de setembro de 2014. Visualizações: 28780. Última modificação: 08/07/2023 19:24:48