Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Ciência e Tecnologia - Campus Angicos

ATIVIDADE PROJETO DE TCC

O QUE É?
O curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia terá carga horária total de 2400 horas, sua estrutura é dividida em (a) Núcleo de Conteúdos Comuns Obrigatórios; (b) Núcleo de Conteúdos Optativos; (c) Atividades Complementares; e (d) Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, a ATIVIDADE DE PROJETO DE TCC é pré-requisito para o desenvolvimento do TCC.

 

QUAL CARGA HORÁRIA DA ATIVIDADE E O QUE O/A DISCENTE PRECISA FAZER ANTES DA MATRÍCULA?
A carga horária da atividade é de 30 horas. O discente que desejar desenvolver O PROJETO DE TCC deverá escolher um/uma professor/ra orientador/ra para o desenvolvimento da atividade.

 

COMO ACONTECE A MATRÍCULA DO PROJETO DE TCC?
Após o/a discente escolher um/uma orientador/ra, o orientador(a) deverá fazer a solicitação de matrícula através do link  matrícula em projeto de TCC ou através do e-mail cetintegral.angicos@ufersa.edu.br. No ato da solicitação deverá constar o FORMULÁRIO que deve ser baixado, preenchido e enviado como anexo.

 

O QUE O DISCENTE PRECISA FAZER NA ATIVIDADE?
Na atividade Projeto de TCC, o discente deverá elaborar, em conjunto com o/a seu/sua orientador/ra, um projeto (baixe aqui o modelo). Este documento é pré-requisito para o Trabalho de Conclusão de Curso e deverá ser apreciado pelo colegiado do curso, que irá deliberar por sua aprovação em reunião específica para esta finalidade, que deverá ocorrer de acordo com data definida no calendário da estipulado pela coordenação. A atividade é considerada cumprida quando o colegiado de curso aprovar o documento.
COMO É FEITO O ENVIO DO PROJETO DE TCC?
O orientador deve enviar seu projeto, desenvolvido durante o semestre, para apreciação do colegiado de curso de C&T até a data limite, estipulada pelo colegiado e divulgada no início de cada semestre. A entrega pode ser feita via e-mail, para a coordenação, ou por meio do Formulário de entrega de Projeto de TCC. 
 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

O QUE É?
ícones Do Computador, Curso, Encapsulated Postscript png transparente grátis O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório e pode ser realizado por alunos que estejam no último período do curso (ou com o status FORMANDO) e já tenham cumprido a ATIVIDADE PROJETO DE TCC. O trabalho de conclusão de curso deverá ser desenvolvido em determinada área teórica-prática (conforme resolução) ou de formação profissional, como atividade de síntese e integração de conhecimento. Esta atividade é devidamente regida e regulamentada por normativas institucionais vigentes.

 

QUAL CARGA HORÁRIA DA ATIVIDADE E O QUE É PRECISO FAZER PARA EFETUAR A MATRÍCULA?
A carga horária da atividade é de 30 horas. O discente que desejar desenvolver o TCC deverá:

  1. Ter integralizado a ATIVIDADE PROJETO DE TCC – com plano de atividades (PROJETO) já aprovado;
  2. Entrar em contato com o orientador(a) para que seja feita a solicitação de matrícula do discente através do link, seguindo o calendário da coordenação do curso, devendo constar o preenchimento do Formulário de matrícula  disponível neste link.
 

 

 

O CURSO DE C&T PERMITE O DESENVOLVIMENTO DE QUE TIPOS DE TRABALHOS FINAIS?
De forma a melhor se adequar ao formato de estudo desenvolvido, o TCC possui certa flexibilidade em sua apresentação, onde o mesmo pode ser entregue e apresentado nos seguintes moldes:

  1. TRABALHO ESCRITO;
    Apresentação em formato monográfico ; OU
    Apresentação em formato de artigo no modelo disponível na página do curso, nesse caso, o número de páginas do artigo deve ser de no mínimo 12 e no máximo 25 páginas.
  2. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO;
    Apresentação tradicional em sala de aula e recursos didáticos, em período definido no calendário acadêmico; OU
    Apresentação em Banner em evento a ser organizado semestralmente pela coordenação do curso, conforme data definida no calendário acadêmico do curso**;
  3. SUBSTITUIÇÃO DO TCC POR ARTIGO CIENTÍFICO: Caso o aluno tenha publicado como primeiro autor, e cujo co-autor seja docente da UFERSA, um artigo em revista científica, classificada pelo Qualis da CAPES com A ou B e seja comprovada a participação do mesmo em projeto de pesquisa cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, o aluno poderá defender este artigo como Trabalho de Conclusão de Curso.

 

MODELOS DE TEMPLATES DISPONÍVEIS PARA ESCRITA DOS TRABALHOS 

MONOGRAFIA ARTIGO-CIENTÍFICO-TEMPLATE

 

EXISTE A POSSIBILIDADE DE MUDANÇA DE ORIENTAÇÃO?
ícones Do Computador, Curso, Encapsulated Postscript png transparente grátis SIM! Caso seja necessário, o estudante deverá fazer a solicitação via e-mail para a coordenação do curso e anexar o FORMULÁRIO disponível neste link.
COMO DEVERÁ SER FEITO O AGENDAMENTO DA DEFESA?
ícones Do Computador, Curso, Encapsulated Postscript png transparente grátis O agendamento será feito via preenchimento de formulário que será direcionado à secretária do curso (click no link). Quem fará o agendamento será o professor/ra orientador/ra do trabalho.

Em paralelo a este procedimento, o professor/orientador deve marcar a defesa via SIGAA em ensino ->orientação acadêmica–>Trabalho de conclusão de curso -> solicitar cadastro de banca.

 

** Após a defesa o orientador deve inserir o resultado via SIGAA em ensino ->orientação acadêmica–>Trabalho de conclusão de curso -> inserir resultado de banca. Em seguida consolidar TCC em ensino ->orientação acadêmica–>consolidar tcc.

15 de março de 2022. Visualizações: 10276. Última modificação: 03/11/2023 15:15:11